quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Hardware Básico - Equipamentos de proteção

INTRODUÇÃO

Um computador ele é dividido em duas partes: O software que é toda a parte lógica do computador, ou seja, os programas como por exemplo: Windows, Linux, Excel, Photoshop, Antivirus, Java e etc. Temos também o Hardware que é a parte física do computador, tudo aquilo que a gente pode tocar, sentir e pegar, como por exemplo: Teclado, mouse, impressora, placa mãe, memória RAM e etc. Qualquer equipamento relacionado ao mundo da informática que a gente possa ter contato físico é Hardware.



Equipamentos de proteção - Os equipamentos de proteção servem para proteger os seus equipamentos ligados a tomada contra sobrecargas ou curtos circuitos na rede elétrica. Esses dispositivos evitam a queima ou danificação dos equipamentos, ou seja, eles bloqueiam o fluxo de energia elétrica caso a tensão da rede elétrica aumente mais do que o normal.
Exemplos de equipamentos: Computador, notebook, celular, vídeo game, televisão, rádio e etc.
Exemplos de equipamentos de proteção - Filtro de linha, estabilizador e No-Break.

Filtro de Linha - Esse equipamento de proteção também é conhecido como "Régua". Tem a função de expandir o numero de tomadas próximo aos equipamento, normalmente os filtros de linha contem de 4 a 8 tomadas. Além disso tem a função de evitar ruídos e também proteger os equipamentos contra variações na rede elétrica. Quando ocorre uma sobrecarga ou curto na rede, o fusível contido no filtro queima, cortando a energia do equipamento e assim garantido a proteção dos demais. Esse tipo de equipamento de proteção é o mais utilizado em empresas de pequeno porte devido ao seu baixo preço de custo.



Estabilizador - Possui as mesmas funções do filtro de linha, além de estabilizar a tensão de entrada, de uma forma em que a saída sempre forneça a mesma tensão. É isso que acontece quando o estabilizador começa a estralar. Isso ocorre porque ele está estabilizando a tensão elétrica que vem da tomada. Os estabilizadores possuem também um transformador em seu interior, sendo assim o estabilizador tem a função de transformar o 220V para 110V. Exemplo: Se a rede da sua residência é 220V e o seu computador só funciona em 110V. Através do estabilizador é possível ligar o seu computador 110V em uma rede 220V. Este equipamento de proteção é mais usado normalmente em residencias, empresas optam mais pelo filtro de linha devido ao seu baixo preço de custo.



No-break - Possui as mesmas funções que os estabilizadores, porem os no-break são contidos por uma bateria interna. Em caso de falta de energia, a bateria interna do no-break é acionada, sendo assim, os equipamentos ligados a ele não se desligam por um curto período de aproximadamente 15 minutos. Esse tempo de duração pode até diminuir, vai depender muito da quantidade de aparelhos que estão ligados ao no-break. Quanto mais aparelhos estiverem ligados, menor sera o tempo de duração da bateria, más é um tempo necessário para que possamos salvar as nossas atividades e desligar o computador com segurança. A bateria deste equipamento de proteção tem um tempo de vida útil, o tempo varia de modelo para modelo, más a media fica entre 2 a 3 anos. Existem dois tipos de no-break, o online  e o offline.



Online - Faz o chaveamento para o uso da bateria no momento em que a energia elétrica é cortada, ou seja, no momento da falta de luz a bateria rapidamente é acionada.

Offline - Demora uma fração de segundos para ativar a bateria, devido a esse atraso do acionamento da bateria os dispositivos podem até se desligar devido a falta de energia.








4 comentários: