Tem a função de transformar a corrente alternada em corrente continua para poder alimentar todos componentes do computador, ou seja, a fonte de alimentação tem a função de fornecer energia elétrica para o computador e fazer o funcionamento dos demais componentes que compõem um computador. Considerada um dos componentes principais do computador, sem fonte de alimentação o computador não recebe energia elétrica e por consequência não liga.
Potencia - Quantidade de energia elétrica que uma fonte de alimentação pode enviar para o computador. Essa potencia é medida em Watts(W). Cada componente do computador consome tantos watts de energia elétrica e com isso a potencia da fonte de alimentação tem que ser maior que valor em watts que o computador consome. por exemplo: Um computador que somando todos os consumos tem potencia máxima de 290 W, deve receber uma fonte com valor igual ou superior 290 W, o ideal seria a compra de uma fonte com potencia superior, pois se necessário acrescentar mais algum dispositivo, está fonte teria potência de sobra para alimenta-lo junto, não sendo necessária a substituição do equipamento.
Ventilação - outra função da fonte é auxiliar na refrigeração interna do computador. A fonte de alimentação fica posicionada na parte superior do gabinete para facilitar a remoção do ar quente, já que o ar quente é mais leve e tende a subir. Na parte traseira da fonte existe uma ventoinha que tem como função remover o ar quente do computador e ao mesmo tempo auxiliar na refrigeração dos componentes da fonte. Existem algumas fontes de alimentação que possuem mais de uma ventoinha. Quanto mais ventoinhas a fonte tiver, melhor será a refrigeração, mas em contra partida, maior será o ruído emitido por ela.
Conectores
Conector Sata - Utilizado nas fontes ATX e serve para fornecer corrente elétrica para os dispositivos SATA. Caso a fonte não tenha este conector é possível utilizar um adaptador.
Conector Molex - Encontrado tanto nas fontes AT quanto nas ATX. Possui 4 pinos em forma de trapézio e é utilizado para fornecer corrente elétrica para os discos rígidos mais antigos, bem como drives ópticos e placas de vídeo.
Conector Berg - Encontrado também nas fontes AT e ATX. Parecido com os conectores molex, porém em tamanho reduzido. Serve para fornecer corrente elétrica para as unidades de disquetes.
Conectores ATX - Encontrado nas fontes ATX. Possuem 20 ou 24 pinos que servem para alimentar a placa-mãe e todos os seus componentes. Placas-mãe com conector de 24 pinos são chamadas de ATX 12V 2.x e as placas que possuem 20 pinos são chamadas de ATX 12V 1.x ou simplesmente ATX.
Conector EPS 12V 8 pinos - Encontrado nas fontes ATX. Este conector vai encaixado à placa-mãe e sua função é fornecer corrente elétrica para o processador.
Conector EPS 12V 4 pinos - Encontrado nas fontes ATX. Este conector vai encaixado à placa-mãe e sua função também é fornecer corrente elétrica para o processador.
Conector PCI-E - Encontrado nas fontes ATX. É utilizado para fornecer corrente para os dispositivos PCI-Express, principalmente para placas de vídeo. É encontrado com 6 ou 8 pinos.