Conhecido também como HD(Hard Disk) ou Winchester. O disco rígido tem a função de armazenar todos os arquivos que compõem um sistema operacional como por exemplo: Musicas, imagens, vídeos, documentos, programas, jogos e dentre outros tipos de arquivos. Diferentemente da memória RAM, o HD não é do tipo volátil, ou seja, ao desligar o computador todo conteúdo armazenado não será perdido. A capacidade de armazenamento do disco rígido é o que define a quantidade de arquivos e programas que será possível armazenar. Atualmente os computadores vem de loja com um disco rígido com uma capacidade de armazenamento de 500 GB, más encontramos no mercado de vendas discos rígidos com capacidade superiores ou inferiores a 500 GB. Quanto maior for a capacidade de armazenamento do disco rígido, mais programas e arquivos poderão ser armazenados. A performasse do computador também depende muito do disco rígido, já que é ele que determina o tempo de carregamento dos programas e de abertura e salvamento de arquivos.
IDE/ATA/PATA - Tecnologia de transferência de dados de forma paralela. Identificamos os discos rígidos do tipo IDE através do conector do cabo de dados que se trata de um conector maior composto por 39 ou 40 pinos. Também possui um conjunto de Jumper que faz a configuração do dispositivo para as seguintes configurações:
Master(MA) : Dispositivo principal.
Slave(SL) : Dispositivo Secundário
Cable Select(CS) : Configuração feita através do cabo de dados, ocorre quando o dispositivo foi configurado como master ou slave e não foi reconhecido pelo computador.
O cabo de dados nessa tecnologia pode ser composto por 40 ou 80 vias, os de 40 vias tem uma taxa de transferência de dados de até 33 MB/s ou 66 MB/s e os de 80 vias tem uma taxa de transferência de dados de 100 MB/s ou 133 MB/s.
SATA - Sucessor do IDE, é uma tecnologia que transfere os dados em serie e não em paralelo como no IDE. A tecnologia oferece grande performasse em velocidade, cabos menores e conectores menores que ocupam menos espaço no gabinete. O cabo de dados contem 7 pinos, sendo que 2 são para o envio de dados, 2 para o recebimento de dados e 3 são neutros, que ajudam a reduzir falhas com sincronização e interferência e aumentando a transferência de dados. Sata 2 é a segunda geração do SATA, a diferença entre o SATA e o SATA 2 está na velocidade da transferência de dados.
Taxa de rotação - É a velocidade no qual o disco do HD gira, quanto maior a velocidade melhor o desempenho na leitura e gravação dos dados, quanto maior a taxa, mais rápida a informação será encontrada ou guardada no disco, tornando o computador mais eficiente. Antigamente a taxa de rotação dos discos rígidos eram de 5.400 RPM, atualmente é de 7.200 RPM, podendo encontrar no mercado de vendas discos rígidos com uma taxa de rotação maior.
Buffer - É uma pequena quantidade de memória que se localiza no disco rígido utilizada para leitura e escrita de dados. O buffer armazena dados que vão ser reutilizados, melhorando o desempenho do disco rígido e do computador. Os discos possuem um Buffer de 16MB ou 32 MB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário