segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Hardware Básico - Processador

Conhecido também como Unidade Central de Processamento ou CPU(Central Processing Unit). Acredito que todos já devem ter ouvido falar nessa sigla CPU, o grande problema é que a sociedade tem o habito de chamar o gabinete do computador de CPU, más quando se fala em CPU estamos na verdade nos referindo ao processador do computador e não ao gabinete. A CPU é um pequeno componente no qual vamos estudar agora que se encontra dentro do gabinete do computador.

CPU - É a unidade central de processamento, ou seja, o processador do computador.


Gabinete - Responsável por armazenar ou guardar de uma forma organizada os componentes internos do computador como por exemplo: Placa mãe, fonte de alimentação, CPU, disco rígido e dentre outros.


Processador - Considerado o cérebro do computador, o processador tem a função de processar dados em informações e essas informações devem ser devolvidas ao usuário no menor tempo possível. Além disso o processador tem a função de executar programas, tarefas e fazer cálculos aritméticos e lógicos, ou seja, qualquer atividade que fazemos com o computador como por exemplo: Imprimir, abrir o word, assistir um filme, ouvir uma música e etc, quem é o encarregado por realizar todas essas tarefas é o processador juntamente com outros componentes do computador como por exemplo: Memória RAM e disco rígido. Um processador é divido em duas partes:

ULA - Unidade Lógica e Aritmética, parte do processador que se encarrega de realizar as operações matemáticas requisitadas por um determinado programa.

UC - Unidade de Controle, define o funcionamento e da ordem nas tarefas do processador, gerencia a entrada e saída de dados do processador, além de definir a ordem e o tempo das instruções.





Principais setores de um processador

Núcleo - Chamado também de core, os processadores mais antigos possuíam apenas um núcleo de processamento em seu interior, com o avanço das tecnologias foi desenvolvido o dual-core, Quad-core e assim por diante, atualmente os processadores normalmente contem em seu interior 2 ou 4 núcleos. Quando um processador possui dois núcleos ou mais, ele tem a capacidade de executar tarefas simultaneamente, vai depender muito da quantidade de núcleo como por exemplo: Um processador com 2 núcleos teoricamente consegue realizar duas tarefas ao mesmo tempo, em quanto um processador com apenas 1 núcleo consegue realizar apenas uma tarefa por vez. O núcleo é como se fosse um "outro" processador, ou seja, ter um processador com 2 núcleos, é como se tivéssemos dois processadores, se tivermos um processador com 4 núcleos, é como se tivéssemos 4 processadores e assim por diante. Quanto mais núcleos um processador tiver melhor, mais tarefas simultaneamente ele vai conseguir processar.

Clock - Quantidade de cálculos, operações, tarefas que o processador consegue realizar por segundo. A velocidade do Clock é medida em Mega Hartz(MHz), atualmente os processadores estão trabalhando nas casas dos Giga Hartz(GHz). Encontramos no mercado processadores com 1.8 GHz, 2.0 GHz, 2.3 GHz, 2.8 GHz, 3.0 GHz e assim por diante. Quanto maior o número do clock melhor! Mais rápido vai ser o processador e mais tarefas por segundo ele vai poder executar.

Memória Cache - Memória de alta velocidade que se encontra dentro do processador! A memória cache tem a função de armazenar informações constantemente requisitadas. Ao invés do processador buscar as informações processadas na memória RAM, ele busca essas informações na memória cache que é mais rápida e mais próxima ao processador em relação a memória RAM. Basicamente o processador armazena na memória cache aquilo que vai ser reutilizado. Encontramos processadores com memória cache de 1 MB, 2 MB, 8 MB e assim por diante. Quanto mais memória cache o processador tiver melhor, mais informações ele vai poder armazenar e lembrando que o acesso a essas informações é mais rápido em relação a memoria RAM.

Arquitetura 32 Bits e 64 Bits - Tamanho do endereçador de memória do processador, quantidade de memória RAM que o processador consegue utilizar, gerenciar. Processadores com arquitetura de 32 bits conseguem gerenciar no máximo 4 GB de memória RAM. Os processadores com arquitetura 64 bits conseguem gerenciar uma capacidade maior de memória RAM, onde a limitação passa a ser feita pelo sistema operacional. Windows 7 por exemplo suporta no máximo 128 GB de memória RAM.

Na hora de realizarmos a compra de um processador, devemos ter em mente os tipos de tarefas que o nosso computador vai realizar. Se vai ser para jogos de ultima geração ou vai ser utilizado para acesso a internet e trabalhos administrativos. Para realizarmos tarefas do cotidiano um processador com um clock de 2 GHz, Cache 1 MB, 2 núcleos e com uma arquitetura de 64 bits já da um desempenho satisfatório para o usuário. Lembrando que quanto maior for o clock e quanto mais núcleos e memória cache o processador tiver, melhor será o seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário