quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Hardware Básico - Barramentos

É um conjunto de trilhas de comunicação que permitem a interligação entre os dispositivos. O processador consegue trocar informações com a memória RAM e com o Disco Rígido por meio do barramento que nada mais é do que uma via de trafego de dados, ou seja, um meio de comunicação entre dois ou mais dispositivos.



Barramento PCI - Desenvolvido pela Intel no ano de 1990. Tem a capacidade de transferir dados a 32 bits com uma frequência de 33 MHz, sendo capaz de transmitir dados a uma taxa de até 132 MB por segundo. Possui como característica o Plug And Play que quer dizer plugar e usar. Com isso o computador consegue reconhecer de forma automática os dispositivos, as placas conectadas ao Slot PCI. Alguns exemplos de placas de expansão para slot PCI: WirelessÁudio, Rede, USB, Vídeo, Fax Modem e dentre outras.


Barramento PCI X - Sucessor do PCI, a versão PCI-X 1.0 consegue trabalhar na velocidade de 100 MHz e 133 MHz e pode transferir dados numa taxa de 1.064 MB por segundo. A versão PCI-X 2.0 pode trabalhar na velocidade de 266 MHz e 533 MHz.


Barramento AGP - Desenvolvido no ano de 1996 pela Intel com a finalidade de fazer a conexão somente de placas de vídeo. A versão AGP 1.0 trabalha a 32 bits e possui uma frequência de 66 MHz  e uma taxa de transferência de dados de 266 MB que pode se estender a 532 MB por segundo. Podendo funcionar no modo 1x ou 2x a diferença é que um envia 1 dado por pulso de clock e outro envia 2 dados por pulso de clock. Em 1998 foi desenvolvido o AGP 2.0, podendo trabalhar no modo 4x que transfere 4 dados por pulso de clock. Possui uma taxa de transferência de 1.066 MB por segundo e uma alimentação de 1,5V. A versão AGP 3.0 tem uma alimentação de 0,8 V e o modo 8x possui uma taxa de transferência de 2.133 MB por segundo, dezesseis vezes maior do que o barramento PCI. O barramento AGP tem como característica permitir que a placa de vídeo use a memoria do computador como uma extensão de sua memoria de vídeo, aumentando o desempenho do computador, pois o barramento da memoria principal é mais rápido que o barramento AGP.



Barramento PCI-Express - Desenvolvido no ano de 2004 pela Intel, é um barramento que proporciona altas taxas de transferência  de dados entre o computador e um dispositivo. Trabalha com uma transferência de 8 bits por vez, sendo 4 em cada direção. Disponível em vários modo: x1, x4, x8, x16 e x32. Quanto maior o número do x melhor, maior vai ser a transferência de dados do barramento. O modo x16 possui uma taxa de transferência de dados de 4 GB por segundo, é um modo utilizado frequentemente em placas de vídeos que é um dos componentes do computador que mais geram dados. O modo x1 possui uma taxa de transferência de dados  de aproximadamente 250 MB por segundo. O PCI-Express 2.0 tem como diferença o aumento da capacidade de transmissão de dados. Podendo transmitir até 500 MB por segundo, dobro de velocidade da versão 1.1. O padrão x16 passou a trabalhar de 4 GB para uma taxa de transferência de dados de até 8 GB por segundo.



Barramento USB - As portas USB foram desenvolvidas com a finalidade de substituir as interfaces paralelas e seriais e atualmente é o padrão para todos os tipos de dispositivos externo como por exemplo: Pen-drive, HD Externo, Mouse, Teclado, WebCam, Impressora e dentre outras. O padrão USB original possui um barramento de 12 megabits por segundo. Com o avanço das tecnologias foi desenvolvido o padrão USB 2.0 que teve como característica o aumento da sua taxa de transferência de dados para 480 megabits por segundo. Encontramos também a USB 3.0 que possui uma taxa de transferência de 4.8 Gigabits por segundo.


Observe na imagem a diferença entre o slot AGP e PCI-Express x16.


Na imagem abaixo temos os 4 modos no qual o PCI-Express trabalha. Lembrando que quanto maior o valor do x mais dados irão ser transferidos em alta velocidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário