sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Hardware Básico - Chipset

Conjunto de chips que tem a finalidade de fazer o controle dos barramentos, ou seja, controle do trafego de dados na placa mãe como por exemplo: PCI, PCI-Express, AGP, USB, BIOS, IDE, CPU, Memória RAM e dentre outros. Todos os dispositivos que utilizam esses barramentos de comunicação são gerenciados pelo Chipset. O Chipset está embutido, soldado, fixado na placa mãe, impossibilitando a sua troca. É o componente principal da placa mãe, é o Chipset quem vai definir o desempenho da placa mãe, se a sua qualidade é alta ou baixa. Por esse fato que devemos investir na compra de placas mãe com Chipsets de alta qualidade, pois Chipsets de baixa qualidade reduzem o desempenho de processadores de alta velocidade, pois esses tipos de chips não são capazes de gerenciar a quantidade de informações que vem de um processador topo de linha. O Chipset tem como característica definir a quantidade máxima de memória RAM, tipo de memória RAM que pode ser usada como por exemplo: DDR, DDR2, DDR3. Tem como característica também definir a frequência máxima das memórias, o processador e o padrão de disco rígido aceito(UDMA/33, UDMA/66, etc). Algumas marcas de chipset: NVIDIA, VIA, ATI, INTEL e AMD. SIS e ALI são marcas regulares de Chipsets, ou seja, são Chipsets de baixa qualidade.


Ponte Norte - Localizado próximo ao processador e a memória RAM, constituído por um dissipador de calor, a ponte norte é responsável por fazer o controle dos barramentos de alta velocidade, ou seja, barramentos de alto desempenho. A ponte norte tem a função de fazer o controle do FSB (Velocidade que o processador se comunica com a memória e com componentes da placa mãe), controla a frequência de operação da memória, do barramento AGP, PCI-Express e etc. A ponte norte consegue se comunicar com o restante do chipset através de uma ponte lenta que se chama ponte sul, localizada próxima aos barramentos PCI e SATA.


Ponte Sul - Conhecida também como South Bridge, a ponte sul é diretamente conectada a ponte norte através de um barramento dedicado ou seja, um caminho exclusivo responsável por manter as duas pontes conectadas. Antigamente essa conexão entre as duas pontes era feita pelo barramento PCI. Sua função é fazer o controle, gerenciamento dos barramentos de baixa velocidade, ou seja, placas on*board e dispositivos de entrada e saída de dados como por exemplo: Disco rígido(SATA e IDE), USB, som e rede on*board, Barramento PCI, relógio de tempo real(RTC), CMOS e BIOS. É a ponte sul que define a quantidade de portas USB, quantidade e tipo de conexões para o disco rígido(HD) se vai ser do tipo SATA ou IDE, podemos se dizer que  a ponte sul determina as funcionalidades da placa mãe, enquanto a ponte norte determina o desempenho da placa mãe.


Encontramos também placas com apenas um chipset. Esse chip realiza as mesmas tarefas que a ponte norte e a ponte sul. Nesse caso a ponte norte e a ponte sul se encontram em um único chipset.


Estrutura da placa mãe Chipset ponte norte



Estrutura da placa mãe Chipset ponte norte e ponte sul








Nenhum comentário:

Postar um comentário